Polvo à galega

Polvo à feira, servido com pão e vinho tinto galego

O polvo à feira ou polvo à galega (por ser o modo mais comum de preparação na Galiza) é um prato típico da Galiza e básico na sua culinária, consistente em polvo fervido inteiro e apresentado com sal, azeite de oliva e pimentão. Costuma consumir-se acompanhado de pão e vinho (muito raramente água). O nome de “polvo à feira” deve-se a ser um prato tradicionalmente servido nas feiras e romarias do país. Há anos, quando o transporte era lento e o peixe fresco apenas chegava às áreas mais próximas à costa, o consumo de polvo seco era muito comum no interior do país, do mesmo modo que outros peixes secos como o bacalhau ou o congro. Eis, precisamente, a explicação de que uma das zonas mais reconhecidas na preparação do polvo, a comarca do Carvalhinho, se tope no interior da Galiza e não na costa.

Na atualidade, o consumo do polvo à galega continua a fazer-se de modo predominante nas feiras e romarias, ao modo de prato nacional, o que faz com que incorpore algumas especificidades a mais: o polvo costuma preparar-se em grandes potes de cobre e por mulheres (denominadas polveiras), costuma servir-se sobre prato de madeira e costumam utilizar-se palitos para o levar à boca. Até, pode ser mal considerado utilizar garfo. Ou então pode fazer-se em casa, onde em ocasiões aparece acompanhado com batata – que, cozida na água do polvo, adquire uma característica tonalidade rosácea.

Ingredientes

1 polvo de 1 kg (inteiro)

pimentão picante ou doce (à vontade)

azeite de oliva

sal grosso

 

Preparação

Lave o polvo inteiro bem e dê-lhe uma série de golpes fortes para que se torne mais brando. Se o polvo for congelado, o processo de maçá-lo não irá ser necessário. Ponha água a ferver, preferentemente num pote de cobre (segundo a tradição). Quando a água ferver, escalde o polvo submergendo-o e tirando-o três vezes: desta maneira, conseguiremos que o polvo mantenha a sua pele. Depois, na mesma panela coza o polvo até estar tenro, mas não brando. Tire o polvo e corte-o em pedaços de 1 cm de grosor. Coloque sobre prato, de preferência de madeira, e adicione o azeite, o pimentão e o sal a gosto. Caso quiser fazer um acompanhamento adequado, na mesma água de ter cozido o polvo, coza batata e adicione-lhe também azeite para servir. Lembre levar à boca com palitos.

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: