O pimentão


Pimentão ou paprica

 

A páprica (Brasil) ou paprica (Portugal), também conhecido como pimentão na Galiza e em Portugal, é uma especiaria obtida do pimentão doce depois de seco e moído. É utilizada na cozinha como um importante condimento cujo valor principal é o sabor picante – aínda quando a proporção do princípio picante, a capsaicina, pode variar muito entre nas variedades mais suaves (0,005%) e as mais intensas (0,1%).

A origem da paprica é centroamericana, mas na atualidade o seu uso está estendido plenamente por Europa e pela Ásia depois de que as primeiras expedições espanholas importassem a planta sob o nome que lhe davam os índios americanos: “ají”. Na atualidade, ají é o nome com que se conhece este condimento na maior parte das regiões hispanófonas da América do Sul. A partir da Espanha, onde se estendeu especialmente pela região centro-sul, a paprica chegou ao resto da Europa e, desde aí, à Ásia. Com efeito, é comum na Europa a crença de que o pimentão procede do Oriente meio ou da Índia. Em qualquer caso, a paprica é muito popular na Hungria, que é hoje o principal país produtor e consumidor. Tanto assim que, no s. XIX, foi apresentado na França como nova especiaria húngara.

Quanto ao seu uso, é especialmente relevante na elaboração do típico goulash húngaro: um caldo grosso feito com carne e diversos vegetais e com grande protagonismo deste tempero. Também é fundamental para a preparação do polvo à feira galego, um dos pratos mais característicos da sua culinária. No resto da península ibérica, é fundamental para a preparação dos chouriços espanhóis e portugueses, bem como de diversos outros embutidos, e também para alguns pratos típicos do centro da Espanha, como o cozido madrilenho ou os escabeches. Na área do Golfo Pérsico, utiliza-se como ingrediente principal de uma mistura aromática de diversos temperos picantes chamada baharat.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: